Por: Chico Padilha
Há cinco anos, o sergipano Valmir Neto coroava sua participação no Pena Surf Nordeste, circuito regional por categorias, vencendo à Open, na qual se compete independente da idade.
Este final de semana, dias 18 e 19, na capital do Sergipe, Aracaju, na Praia de Atalaia, no trecho denominado “Havaizinho”, o circuito de nove vencedores por etapa tem sua penúltima parada e vai acirrar à disputa por duas motos e passagens a Fernando de Noronha que os campeões da temporada faturam.
Com excelente premiação também por etapa e servindo para que os mesmos evoluam, o Pena Surf Nordeste vai crescer em disputa e em expectativa, pois surfistas do anfitrião Sergipe e dos vizinhos Alagoas e Bahia vão aumentar ainda mais ao nível técnico da penúltima etapa do circuito.
“No que se refere a Federação, a FSS (Federação Sergipana de Surf) , nestes dois anos de vigência da nossa diretoria, fez o melhor trabalho em relação à todos antes, disso não temos duvida, é evidente. Competições, cursos nacionais, especializações, presença em todos eventos nacionais, apoio a atletas para competir no Brasil e fora dele, entre outras coisas.........” exalta Leonardo Menezes, que igualmente está a frente do surf sergipano há dois anos, e espera continuar a colher bons frutos do trabalho através não só do sucesso dos atletas mas da realização do evento, que promete repetir o sucesso da recente segunda passagem do Nordestino de Surf Profissional pela capital do Estado de Sergipe.
Amélio Júnior, da Top 16 promoções, e vice presidente da Associação Nordestina de Surf (ANS), está entre os que se mostram confiantes do sucesso total do Pena Surf Nordeste, e ressalta a presença de maior número de atletas dos três estados mais ao sul do Nordeste, “Teremos um contingente maior de atletas da Bahia, Sergipe e Alagoas que serão muito bem vindos”, ressalta.
Um exemplo de atleta que deve marcar presença é a alagoana Lívia Guimarães, que largou na frente na Open Feminino, hoje liderada pela já campeã brasileira Estefany Freitas, cearense que na busca de unificar aos títulos tem grandes rivais, a exemplo das conterrâneas Naiara Silva, Larissa e Yanka dos Santos e da representante potiguar Gabriela Silveira.
A versão masculina da Open também tem na ponta um cearense José Wilson, que a tomou do atual terceiro Glauciano Rodrigues, de quem Juvemar Silva tomou o segundo lugar na recente terceira etapa, quando então outro cearense, Arthur Silva, passou a quarto no ranking tendo logo atrás o atual bicampeão André Fagundes, engenheiro potiguar que sabe muito bem das suas reais possibilidades de garantir mais um título tanto em Sergipe quanto na temporada de cinco etapas.
Em outras categorias há lideres de outros estados, no Longboard a ponta é pernambucana com Reginaldo Nascimento, na Iniciantes (Sub-14) e entre os experientes da Senior liderança potiguar com Jackson Rodrigues e Emanuel de Sousa respectivamente, a Mirim (Sub-16) tem na primeira posição José Francisco o Fininho, paraibano.
O Ceará, na Veterans, com Marcelo Bibita, entre os Masters, com Flávio Sukita, e na Júnior com Diego Mendes tem mais três líderes, enquanto o ranking de seleções passou a ter o Rio Grande do Norte, dono de 2800 pontos, isolado em primeiro, em um duelo particular com o Ceará, detentor de 2710 pontos, que largou na frente e quer sair de Sergipe de volta à essa posição antes da tapa final do Pena Surf Nordeste que volta a ser em ondas norteriograndenses.
Co-patrocinado pelo Governo do Estado de Sergipe através da Secretaria de e apresentado pela loja Planet Music, o Pena Surf Nordeste, entre 17 a 19 próximos, na Praia do Havaizinho, Aracajú, Sergipe, tem apoio Aperipê TV, Frango Prensado, WL, Digital Net, Pipeline Surf Shop, Litoral 655, Eco beach, Wellcon, World Lines, Haco, Menegotti, Eberle, Starboards, Matesa, Filati, blocos Teccel.
Divulgação sites Waves, cearasurf, surfbahia, e ondulação.com.br, blog surfse, Revistas Wave Wind e Beach Show, APLP FM. Realização ANS, Top 16 e FSS (Federação Sergipana de Surf), com transmissão pelo site www.pena.com.br.
Pena Surf Nordeste após 3 de 5 etapas que terão descarte ao final
Mirim
Líder José Francisco Fininho (PB) 2151 pontos
Iniciante
Líder Jackson Rodrigues(RN) 2900 pontos
Júnior
Líder Diego Mendes(CE*) 2900 pontos
Open Feminino
Líder - Estefany Freitas(CE) 2629 pontos
Longboard
Líder Reginaldo Nascimento(PE) 2710 pontos
Máster
Líder Flávio Sukita(CE) 2629 pontos
Sênior
Líder Emanuel de Souza (RN) 3000 pontos
Veteran
1Líder - Marcelo Bibita(CE) 2729 pontos
Open
Líder José Wilson (CE) 2330 pts
Equipes
Líder Rio Grande do Norte 2800 pontos
Um comentário:
"Pena Surf Nordeste em Aracajú, é disputa mais ao sul".
... em Aracajú??? ou em Aracaju, sem acento?!
Postar um comentário