Por: Odorico P. Bettoni
Como é de conhecimento geral sempre existiu um problema na pratica do surf e da pesca com redes na mesma região da praia, normalmente a prática destas duas atividades na mesma região resulta em acidentes e infelizmente em mortes.
Gostaria de iniciar uma força tarefa para que possamos evitar novos acidentes e mortes no verão de 2010/2011 no litoral Sergipano.
No dia 12 de Junho de 2009 tivemos um destes acidentes em Aracaju - Sergipe, quando o jovem surfista Felipe José Amarante Gonçalves de 24 anos perdeu a vida em frente à Passarela do Carangueijo na praia de Atalaia, em Aracaju.
Na mesma época, logo após o acidente foram providenciadas placas delimitando a região destinada ao surf nas praias de Atalaia, Havaizinho e Cinelândia, uma pequena atitude mostrando respeito a sociedade que clamava por justiça. Com o tempo estas placas se deterioraram e sumiram deixando o mar novamente sem regras e limites.
Há aproximadamente 6 meses outro surfista e amigo, Tiago, ficou preso em uma rede de pesca de três malhas em frente ao oceanário as 13 horas numa sexta-feira, por sorte foi socorrido por seu amigo que no momento estava muito próximo a ele.
Neste último final de semana, sábado 6 de Novembro eu, Odorico Pontalti Bettoni, estive surfando em frente a Passarela do Carangueijo em Aracaju, conhecida pelos surfistas como Cinelândia onde as 15 horas fui surpreendido ao passar por cima de uma rede enquanto surfava, eis que se tratava de uma rede do tipo "Feiticeira", com três malhas. A rede estava localizada a menos de 50 metros da praia.
No domingo novamente me dirigi a praia da Cinelândia, em frente à passarela para praticar surf, porém decidi não entrar na água uma vez que a rede continuava no mesmo local.
Creio que sou uma pessoa de muita sorte, o colega Thiago Rufatto não teve a mesma sorte na última segunda-feira dia 1° de Novembro no Rio Grande do Sul.
Notícia: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3096775.xml
Sendo a pratica de pesca com rede de 3 malhas vulgo "Feiticeira" em área de banho ILEGAL e extremamente perigosa.
Um comentário:
Amigo, e hoje como esta? Tenho parentes na cidade, mas nunca tive a oportunidade de surfar por ai, este ano estou programando ir e levar a prancha, mas agora estou receoso!
Obrigado
Postar um comentário